Arquivos de Publicidade
No último dia 10 de setembro, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 publicou em seu canal do Youtube o vídeo para divulgar a corrida de 2014 no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O vídeo é uma criação da agência NEOGAMA/BBH.
A grande sacada que chama bastante atenção no comercial é a narração que, ao invés de usar uma voz conhecida das narrações de corridas, como a do locutor Galvão Bueno, foi feita pelo garoto Leandro, 9 anos, que ganhou fama com o vídeo “Taca-le pau, Marcos”, que já foi assistido e compartilhado por milhões de usuário da internet.
Vídeo promocional do GP do Brasil de F1 com a narração do garoto Leandro
Notadamente, não é a primeira vez que um vídeo que fez sucesso e foi viralizado na internet serve como referência para criação de peças publicitárias. E este caso do comercial do GP Brasil de F1 mostra, mais uma vez, que esta alternativa, quando bem trabalhada, pode ser interessante e gerar um bom feedback do público.
Leia mais
A Coca-Cola está sempre criando ações interessantes para se relacionar com seus consumidores. O objetivo da marca, na maioria das vezes, é criar interações que gerem expressões de alegria. Nesta ação, a ideia foi excelente, simples e funcional.
Coca-Cola: ação em caixas de mercados com "happy beep"
Com esta ação, a Coca-Cola nos prova, mais uma vez, que “o menos é mais”.
Transformações. Está palavra resume de forma clara o cenário atual do campo da Comunicação. As mudanças são constantes e estimuladas pelas novas tecnologias que são empregadas na produção e distribuição de conteúdos. Esses avanços tecnológicos incentivam, também, as mudanças de hábitos das pessoas.
Neste contexto, a Internet, indiscutivelmente, proporcionou as maiores revoluções. Graças à seu dinamismo e imediatismo, os veículos tradicionais precisaram ser reconfigurados para se adaptar as novas demandas da audiência para sobreviver. As notícias veiculadas no impresso, como em jornais e revistas, já são “velhas” quando chegam aos leitores. No formato impresso, para as notícias terem mais valor, elas precisam carregar informações extras, análises ou opiniões de especialistas. No rádio, as músicas que são tocadas como “novidades” podem não ser tão novas para os ouvintes. A cobertura ao vivo de eventos e notícias também mudou, tanto no rádio quanto na TV, uma vez que qualquer pessoa com um smartphone, por exemplo, pode compartilhar vídeos, imagens e sons, em tempo real, em suas redes sociais na Internet, muitas vezes se antecipando à cobertura jornalística convencional. E a publicidade também enfrenta este novo cenário. Para “falar” com os consumidores, os anunciantes precisam fazer com que suas mensagens circulem nos canais certos, aqueles onde seus públicos participam, se interessam e se engajam.
Leia mais
Se você curte produção de vídeo, estuda técnicas de captação, enquadramento, iluminação, e tudo o que está envolvido nesta área, vale a pena conferir este filme que promove a cidade de Amã, capital da Jordânia. O autor do vídeo é o canal do Youtube Jordan Tourism Board’s, que tem o objetivo de divulgar pontos turísticos da Jordânia.
Vídeo "Amman - A City in Motion"
Além de alguns efeitos de lentes interessantes, como o que simula miniatura logo no início do vídeo, o grande destaque é o estilo de reprodução que foi empregado, conhecido como time-lapse. O processo consiste em definir enquadramentos fixos para cada cena e fazer a captação por longos intervalos de tempo – horas ou dias. A frequência de fotogramas (quadros ou frames) captados por segundo, geralmente, também é bem menor do que o padrão. Assim, ao reproduzir o vídeo na velocidade normal, a noção de tempo fica alterada, pois os movimentos de objetos e pessoas ficam bem rápidos. Outro fator interessante deste estilo é a possibilidade de percebermos as mudanças de iluminação do dia, o movimento das nuvens, do sol e das estrelas, detalhes que chamam bastante a atenção.
Leia mais
O foco do trabalho de comunicação e publicidade, geralmente, está na criação. Porém, para elaborar um bom trabalho é preciso estar abastecido de boas informações. Sem elas, a criação caminha “nas nuvens”, no devaneio. Além disso, por fim, todo trabalho, para ser publicado, precisa ser aprovado pelo cliente. É ele que paga a conta. Assim, duas etapas são de fundamental importância para o trabalho de comunicação: o briefing e a aprovação.
O briefing é a primeira etapa para o desenvolvimento de uma peça ou campanha de comunicação. Este documento deve apresentar informações detalhadas do cliente, seus produtos e serviços, preços e formas de pagamento, estratégias e objetivos de marketing, concorrentes diretos e indiretos, vantagens e desvantagens dos produtos e serviços, histórico e objetivos de comunicação, perfil dos consumidores, detalhes dos pontos de venda, etc.
Leia mais