QR Code: Quick Response Code

O QR Co­de – Quick Res­pon­se Co­de (Có­di­go de Res­pos­ta Rá­pi­da) – é um sis­te­ma de co­di­fi­ca­ção de in­for­ma­ções por meio de ima­gens em 2D, si­mi­lar ao có­di­go de bar­ras paralelas.

A sua uti­li­za­ção se dá por meio de fi­gu­ras bi-​dimensionais – se­guin­do pa­drão in­ter­na­ci­o­nal nor­ma­ti­za­do – que po­dem ser in­ter­pre­ta­das por pro­gra­mas ca­pa­zes de re­co­nhe­cer es­se for­ma­to de ima­gem. O seu uso mais fre­quen­te ocor­re por meio das câ­me­ras fo­to­grá­fi­cas de smartpho­nes pa­ra agi­li­zar o aces­so à en­de­re­ços de in­ter­net, te­le­fo­nes, e-​mails, etc.

A van­ta­gem tec­no­ló­gi­ca do QR Co­de é a sua ca­pa­ci­da­de de ser in­ter­pre­ta­do ra­pi­da­men­te, mes­mo com ima­gens em bai­xa re­so­lu­ção cap­ta­das por câ­me­ras di­gi­tais em for­ma­to VGA.


QR Code do link www.brunogoncalves.com.br

O QR Co­de foi de­sen­vol­vi­do pe­la em­pre­sa nipô­ni­ca Denso-​Wave em 1994 e é bas­tan­te di­fun­di­do no Ja­pão. O pa­drão de ori­gem ja­po­ne­sa foi dis­po­ni­bi­li­za­do em ja­nei­ro de 1999 e, des­de en­tão, foi ado­ta­do co­mo pa­drão in­ter­na­ci­o­nal – ISO/​IEC 18004 –, ten­do si­do apro­va­do em ju­nho de 2000.

A prin­ci­pal di­fe­ren­ça do QR Co­de em re­la­ção aos có­di­gos de bar­ras pa­ra­le­las tra­di­ci­o­nais, é a pos­si­bi­li­da­de de co­di­fi­car in­for­ma­ções tan­to no sen­ti­do ho­ri­zon­tal quan­to no ver­ti­cal. Por meio da lei­tu­ra da ima­gem em am­bos os sen­ti­dos, o QR Co­de po­de co­di­fi­car vá­ri­as cen­te­nas de ve­zes a quan­ti­da­de de da­dos pos­sí­veis em um có­di­go de bar­ras pa­ra­le­las comum.

Leitor de QR Code em seu celular

Por ser pou­co di­fun­di­do no Bra­sil, uma boa par­ce­la dos te­le­fo­nes ce­lu­la­res que são co­mer­ci­a­li­za­dos pe­las prin­ci­pais ope­ra­do­ras do país não vem com pro­gra­ma de lei­tu­ra de QR Co­de ins­ta­la­do. Po­rém, a ins­ta­la­ção de apli­ca­ti­vos é fá­cil pa­ra a mai­o­ria dos mo­de­los. Uma so­lu­ção prá­ti­ca pa­ra os ce­lu­la­res mais co­mer­ci­a­li­za­dos é aces­sar, atra­vés do brow­ser do apa­re­lho, o link www​.​i​-nig​ma​.mo​bi. Ca­so o seu apa­re­lho se­ja com­pa­tí­vel com o pro­gra­ma, o down­lo­ad e a ins­ta­la­ção se­rão re­a­li­za­dos automaticamente.

Pa­ra mo­de­los mais so­fis­ti­ca­dos, há ou­tras op­ções in­te­res­san­tes, lis­ta­das abai­xo. Confira:

iPho­ne, da Ap­ple: Apli­ca­ti­vo 2D Sen­se, na App Store.
Apa­re­lhos com o sis­te­ma An­droid: Apli­ca­ti­vo QR Co­de Re­a­der, no Go­o­gle Play.

Mais informações sobre o QR Code

1. Apon­te a câ­me­ra pa­ra o QR Co­de! » In­fo Exame
2. Fa­ça QR Co­de com a aju­da do Go­o­gle » In­fo Exame
3. O QR CODE em pu­bli­ca­ções se­ri­a­das e a ne­ces­si­da­de da pre­ser­va­ção do con­teú­do co­di­fi­ca­do » Bi­bli­o­tec­no /​Alex da Silveira

Compartilhe

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio