Oral-B Complete com Rodrigo Faro é plágio da Listerine?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 16:33 Marketing, Publicidade

O vídeo da Oral-B Complete com Rodrigo Faro ganhou ampla repercussão na internet pela criatividade. Com mais de um milhão de visualizações no Youtube, o sucesso da campanha foi comentado aqui no blog. Clique aqui para conferir o texto.

Hoje, porém, li o Repertório Criativo que sugere que a ação da Oral-B seria plágio de uma campanha da Listerine na Inglaterra intitulada “Mouth-Off!! Rap Battle”.

Será? Tento imaginar como a agência – no caso, a África – e a Oral-B não se atentariam para evitar que um problema desse tipo ocorresse. Você consegue imaginar?

Segue abaixo citação do texto publicado no Repertório Criativo:

“Então vamos analisar o cenário: mesmo segmento de produto, mesma idéia e mesma mídia utilizada, o que pelos critérios publicitários caracteriza uma chupada clara. Não acredita em mim? Confira, compare, comprove”.


Vídeo da campanha “Mouth-Off!! Rap Battle” da Listerine inglesa


Vídeo da Oral-B que seria plágio da Listerine

Oral-B é marca da Procter & Gamble; e Listerine da Johnson & Johnson. Portanto, são concorrentes diretos. Como marcas globais que são, logicamente defendem seus interesses mercadológicos e não toleram situações de plágio.

Ao pesquisar na internet – diga-se Google – encontrei muitos sites e blogs que indicam que seria a Oral-B que plagiou a Listerine. Porém, não encontrei informações publicadas por fontes oficiais ou 100% confiáveis. Independente de tentar encontrar culpados e apontar quem está certo e errado, fica a pergunta:

Será que o plágio não poderia ter sido evitado?

Participe! Abaixo, deixe o seu comentário via Facebook.

, , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio