Oral-B Complete com Rodrigo Faro é plágio da Listerine?

quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013 16:33 Marketing, Publicidade

O ví­deo da Oral-​B Com­ple­te com Ro­dri­go Fa­ro ga­nhou am­pla re­per­cus­são na in­ter­net pe­la cri­a­ti­vi­da­de. Com mais de um mi­lhão de vi­su­a­li­za­ções no You­tu­be, o su­ces­so da cam­pa­nha foi co­men­ta­do aqui no blog. Cli­que aqui pa­ra con­fe­rir o tex­to.

Ho­je, po­rém, li o Re­per­tó­rio Cri­a­ti­vo que su­ge­re que a ação da Oral-​B se­ria plá­gio de uma cam­pa­nha da Lis­te­ri­ne na In­gla­ter­ra in­ti­tu­la­da “Mouth-​Off!! Rap Bat­tle”.

Se­rá? Ten­to ima­gi­nar co­mo a agên­cia – no ca­so, a Áfri­ca – e a Oral-​B não se aten­ta­ri­am pa­ra evi­tar que um pro­ble­ma des­se ti­po ocor­res­se. Vo­cê con­se­gue ima­gi­nar?

Se­gue abai­xo ci­ta­ção do tex­to pu­bli­ca­do no Re­per­tó­rio Cri­a­ti­vo:

“En­tão va­mos ana­li­sar o ce­ná­rio: mes­mo seg­men­to de pro­du­to, mes­ma idéia e mes­ma mí­dia uti­li­za­da, o que pe­los cri­té­ri­os pu­bli­ci­tá­ri­os ca­rac­te­ri­za uma chu­pa­da cla­ra. Não acre­di­ta em mim? Con­fi­ra, com­pa­re, com­pro­ve”.


Vídeo da campanha “Mouth-Off!! Rap Battle” da Listerine inglesa


Vídeo da Oral-B que seria plágio da Listerine

Oral-​B é mar­ca da Proc­ter & Gam­ble; e Lis­te­ri­ne da John­son & John­son. Por­tan­to, são con­cor­ren­tes di­re­tos. Co­mo mar­cas glo­bais que são, lo­gi­ca­men­te de­fen­dem seus in­te­res­ses mer­ca­do­ló­gi­cos e não to­le­ram si­tu­a­ções de plá­gio.

Ao pes­qui­sar na in­ter­net – diga-​se Go­o­gle – en­con­trei mui­tos si­tes e blogs que in­di­cam que se­ria a Oral-​B que pla­gi­ou a Lis­te­ri­ne. Po­rém, não en­con­trei in­for­ma­ções pu­bli­ca­das por fon­tes ofi­ci­ais ou 100% con­fiá­veis. In­de­pen­den­te de ten­tar en­con­trar cul­pa­dos e apon­tar quem es­tá cer­to e er­ra­do, fi­ca a per­gun­ta:

Será que o plágio não poderia ter sido evitado?

Par­ti­ci­pe! Abai­xo, dei­xe o seu co­men­tá­rio via Fa­ce­bo­ok.

, , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio