O que é o iPad?

quinta-feira, 13 de Maio de 2010 12:51 Cibercultura, Comunicação, Propaganda

A Ap­ple co­me­çou a vei­cu­lar um co­mer­ci­al pa­ra o seu mais no­vo pro­du­to, o iPad, com uma per­gun­ta: “What’s iPad?”.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=KXMt0JPg-xk
Comercial do iPad, lançamento da Apple

Nes­te pri­mei­ro ví­deo do iPad, no­ta­mos um ro­tei­ro e a com­po­si­ção das ce­nas no es­ti­lo clás­si­co das pro­pa­gan­das da Ap­ple, com uma men­sa­gem sim­ples, di­re­ta e ob­je­ti­va. No co­mer­ci­al são apre­sen­ta­das qua­li­da­des ino­va­do­ras do pro­du­to, com um tex­to car­re­ga­do de ape­los sub­je­ti­vos – se bem que, na ver­da­de, não po­de­mos considerá-​los tão sub­je­ti­vos as­sim.

O ví­deo ter­mi­na com uma fra­se mar­can­te, co­mo um slo­gan pa­ra a cam­pa­nha: “It is al­re­ady a re­vo­lu­ti­on and it is only just be­gun” – Já é uma re­vo­lu­ção e ape­nas co­me­çou.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=l1TvOFp4EaE
Vídeo de apresentação do iPad segue mesma temática adotada no comercial

Update

Ho­je en­con­trei um ví­deo de ou­tro pro­du­to da Ap­ple cha­ma­do New­ton, que tem o con­cei­to idên­ti­co ao do iPad. Tão idên­ti­co que po­de­mos considerá-​lo co­mo um an­te­ces­sor. Ain­da não sei se o equi­pa­men­to che­gou a ser pro­du­zi­do co­mer­ci­al­men­te – vou pes­qui­sar e es­cre­vo so­bre o te­ma de­pois –, mas o que me cha­mou a aten­ção mes­mo foi o co­mer­ci­al des­te pro­du­to.

Co­mo diz um di­ta­do po­pu­lar co­mum no meio pu­bli­ci­tá­rio, “na­da se cria, tu­do se co­pia”, po­de­mos no­tar que o iPad “co­pi­ou” o con­cei­to do New­ton, as­sim co­mo tam­bém co­pi­ou do Bash­ful – pro­je­to da Ap­ple em par­ce­ria com a Frog De­sign. Pa­ra en­cer­rar, a tão con­cei­tu­a­da Ap­ple, de Ste­ve Jobs, con­si­de­ra­da uma em­pre­sa ino­va­do­ra e cri­a­ti­va, fez o ser­vi­ço com­ple­to e, tam­bém, co­pi­ou o co­mer­ci­al do New­ton, que co­me­ça exa­ta­men­te com a mes­ma per­gun­ta do co­mer­ci­al do iPad: “What is [qual­quer coi­sa]?”.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Bh-yed48e0Y
Comercial do Newton: iPad adotou conceito do produto e roteiro do comercial

, , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio