Conar vs Devassa

quarta-feira, 3 de março de 2010 12:56 Comunicação, Marketing, Propaganda

O epi­só­dio da cen­su­ra da cam­pa­nha da cer­ve­ja De­vas­sa pe­lo Co­nar (Con­se­lho Na­ci­o­nal de Au­tor­re­gu­la­men­ta­ção Pu­bli­ci­tá­ria) de­mons­trou que a en­ti­da­de ado­tou cri­té­ri­os no mí­ni­mo in­co­e­ren­tes. A im­po­si­ção de ve­tar a vei­cu­la­ção de par­te das pe­ças por considerá-​los sen­su­ais é ri­dí­cu­la. Bas­ta fa­zer uma pe­que­na com­pa­ra­ção com o te­or das men­sa­gens que fo­ram vei­cu­la­das pe­las mar­cas de cer­ve­ja con­cor­ren­tes nos úl­ti­mos tem­pos. Confira:


Algumas peças impressas da Antarctica, Kaiser e Skol

httpv://www.youtube.com/watch?v=MGt8g3x7qQA
Comercial da cerveja Brahma

httpv://www.youtube.com/watch?v=GTZ-iMr_bxU
Comercial da cerveja Kaiser

O hu­mor e, prin­ci­pal­men­te, o ape­lo sen­su­al fa­zem par­te dos ar­ti­fí­ci­os uti­li­za­dos pe­las cer­ve­ja­ri­as pa­ra a di­vul­ga­ção de seus pro­du­tos e mar­cas. E is­so não é no­vi­da­de al­gu­ma. Ago­ra, a no­vi­da­de foi a ati­tu­de to­ma­da pe­lo Co­nar de cen­su­rar a cer­ve­ja De­vas­sa – do Gru­po Schin­ca­ri­ol –, mar­ca que tem uma par­ti­ci­pa­ção pe­que­na no mer­ca­do. Is­so nos le­va a pen­sar que es­ta en­ti­da­de faz su­as “ava­li­a­ções” uti­li­zan­do pe­sos e me­di­das di­fe­ren­tes, con­for­me o anun­ci­an­te em questão.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=hG0Drkb4L38
Comercial orginal da cerveja Devassa (versão de um minito)

Pa­ra fi­na­li­zar e convidá-​lo pa­ra de­ba­ter es­te ca­so, se­gue mais um ca­pí­tu­lo de “Co­nar vs De­va­sa”. Ago­ra com to­que de hu­mor, o co­mer­ci­al da cer­ve­ja edi­ta­do – e com tar­jas pre­tas – após a re­ta­li­a­ção do conselho.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=lZCNDVLnKro
Comercial editado da cerveja Devassa (ver­são de 30 segundos)

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