Tipografia artesanal urbana

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 12:38 Comunicação, Design, Propaganda

Des­co­nhe­ci­da por mui­tas pes­so­as – e, tam­bém, por al­guns “de­sig­ners” – a ti­po­gra­fia é um seg­men­to do de­sign grá­fi­co que es­tu­da, pro­je­ta, ava­lia os pro­ces­sos e a com­po­si­ção de tex­tos. O prin­ci­pal ob­je­ti­vo da ti­po­gra­fia é dar for­ma à co­mu­ni­ca­ção tex­tu­al, agre­gan­do aos tex­tos ele­men­tos e va­lo­res cul­tu­rais, emo­ci­o­nais, his­tó­ri­cos, vi­san­do, jun­to com os de­mais ele­men­tos grá­fi­cos – ilus­tra­ções, fo­to­gra­fi­as, etc –, ge­rar uma at­mos­fe­ra que es­te­ja em sin­to­nia com con­teú­do que se pre­ten­de abordar.

Não me con­si­de­ro um es­pe­ci­a­lis­ta na área. Pa­ra ser bem sin­ce­ro, es­tou bem lon­ge de ser um – e nem pre­ten­do ser. Mas, co­mo o meu tra­ba­lho exi­ge um pou­co de co­nhe­ci­men­to so­bre ti­po­gra­fia, sem­pre es­tou bus­can­do lei­tu­ras so­bre o as­sun­to, in­for­ma­ções e no­vi­da­des na in­ter­net, e dis­cu­tin­do com ami­gos. Ho­je, nu­ma des­sas bus­cas, en­con­trei um pro­je­to mui­to in­te­res­san­te so­bre ti­po­gra­fia ar­te­sa­nal e ur­ba­na. No si­te, é pos­sí­vel fa­zer o down­lo­ad de al­gu­mas fon­tes que fo­ram de­sen­vol­vi­das pa­ra es­te pro­je­to. Pa­ra quem qui­ser con­fe­rir, os en­de­re­ços do si­te e do blog são:

Si­te: www​.vi​ni​gui​ma​ra​es​.com
Blog: www​.ti​po​gra​fi​a​ar​te​sa​nal​.blogs​pot​.com


Imagem do site do projeto Tipografia artesanal urbana

Abai­xo, tex­to ex­traí­do do si­te vi​ni​gui​ma​ra​es​.com:

Com a popularização da informática, e por consequência dos recursos de impressão que esta oferece, é cada vez mais raro nos depararmos com letras confeccionadas de forma artesanal quando andamos pela cidade. Esses trabalhos constituem, porém, uma importante fonte para quem busca soluções distantes do convencional no campo da tipografia.

O projeto Tipografia Artesanal Urbana tem como objetivo a produção de fontes digitais que tragam em si características encontradas nessa grande obra coletiva. O cenário escolhido para a pesquisa de referências foram bairros distantes de áreas nobres, onde esse tipo de trabalho tem forte presença no ambiente urbano, qualidade improvável nas partes da cidade que desejam tornar-se shopping centers.

,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio