O futuro dos veículos impressos

terça-feira, 9 de junho de 2009 13:18 Cibercultura, Jornalismo

A dis­cus­são so­bre o fu­tu­ro dos veí­cu­los de co­mu­ni­ca­ção im­pres­sos – jor­nais e re­vis­tas – es­tá se in­ten­si­fi­can­do a ca­da dia na blogs­fe­ra. Já es­cre­vi so­bre es­se te­ma aqui no blog – “Ve­lha mí­dia, ve­lha” – e, nas úl­ti­mas se­ma­nas, al­guns au­to­res de blogs que cos­tu­mo ler tam­bém se ma­ni­fes­ta­ram, co­mo o Car­los Car­do­so, do Con­tra­di­to­rium – “Do­nos de jor­nais, alegrem-​se, a Cri­se Aca­bou!” –, e o Ri­car­do Ca­val­li­ni, do Co­xa Cre­me – “Con­ver­sa fi­a­da” e “Com quan­tos to­ques se faz uma re­vis­ta”.

O que se no­ta é que ocor­re uma con­ver­gên­cia de opi­niões di­an­te dos re­sul­ta­dos mer­ca­do­ló­gi­cos que são apre­sen­ta­dos pe­los gran­des veí­cu­los e pe­las mu­dan­ças de com­por­ta­men­to que fo­ram pro­por­ci­o­na­das pe­la in­ter­net, pe­la blogs­fe­ra, pe­las mí­di­as so­ci­ais, pe­la tec­no­lo­gia.

É fa­to que hou­ve uma gran­de mi­gra­ção de lei­to­res dos veí­cu­los im­pres­sos pa­ra os veí­cu­los di­gi­tais. Es­se mo­men­to de trans­for­ma­ção dos há­bi­tos de lei­tu­ra es­tá ocor­ren­do, en­tre ou­tros fa­to­res, gra­ças à gran­de pos­si­bi­li­da­de de trans­for­ma­ção do con­teú­do por par­te dos lei­to­res – fe­ed­back. É no­tá­vel o po­ten­ci­al de in­te­ra­ção pro­mo­vi­do pe­las fer­ra­men­tas e veí­cu­los de co­mu­ni­ca­ção di­gi­tal, dis­pon­do aos lei­to­res mui­tos re­cur­sos e fa­ci­li­da­des pa­ra par­ti­ci­par efe­ti­va­men­te do pro­ces­so de co­mu­ni­ca­ção.

Re­su­min­do: o su­ces­so de mui­tos veí­cu­los de co­mu­ni­ca­ção di­gi­tais é evi­den­te de­vi­do o fa­to de os usuá­ri­os pos­suí­rem gran­de po­der de in­te­ra­gir com o con­teú­do. As­sim, to­man­do es­sa ca­rac­te­rís­ti­ca co­mo re­fe­rên­cia, tal­vez a pro­mo­ção de mu­dan­ças vi­san­do ge­rar mais par­ti­ci­pa­ção dos lei­to­res se­ja uma al­ter­na­ti­va in­te­li­gen­te pa­ra sal­var al­guns jor­nais e re­vis­tas im­pres­sos de se­gui­rem um ca­mi­nho obs­cu­ro.

, , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio