Conto de fadas

sexta-feira, 17 de abril de 2009 09:16 Etc

Hoje, as pessoas não acreditam em contos de fadas. Você lembra-se daquelas histórias que ouvíamos quando éramos crianças? Histórias que eram repletas de fantasia, com enredo que sempre apresentava o duelo entre o bem e o mal. Você lembra que, no fim, o bem sempre triunfava?

Pois bem, – como diria minha avó –, essas histórias existem, basta apenas acreditar. Porém, na vida “real”, não há uma bela princesa, nem uma bruxa malvada. Na verdade, esses personagens fictícios foram criados por pessoas sábias para que possamos seguir como modelo e, no momento certo, sabermos distinguir quem é a princesa e quem é a bruxa.


Susan Boyle foi protagonista de um dos episódios mais comentados do programa Britain's Got Talent, de Oprah Winfrey

E ontem fiquei contente por conhecer uma "princesa" de contos de fadas. O nome dela é Susan Boyle, uma escocesa de 47 anos que mora num vilarejo e diz que nunca foi beijada. A história dela é surpreendente.

Desconhecida, até mesmo na pequena cidade onde mora, Susan se apresentou no programa Britain's Got Talent, de Oprah Winfrey – uma versão gringa do programa do Raul Gil. Lá, ela declarou que o seu sonho é ser cantora profissional. Porém, disse que nunca lhe deram uma chance antes e que esperava que isso mudasse. Assim, a sua vontade de cantar ficava restrita apenas ao coral de sua igreja e ao karaokê.

Porque Susan não teve essa chance? Será preconceito por ela ser uma pessoa de vida simples? Ou por não ser bela? Por não ser “exótica” ou comercial? Por não seguir um padrão aceito pelas pessoas? No vídeo abaixo, podemos notar como foi a atitude da platéia, do apresentador e dos jurados em relação à Susan. E sabemos que, no dia-a-dia, também agimos dessa forma, subjulgando pessoas por serem diferentes dos modelos que idealizamos. Portanto, depois da história o que foi apresentada aqui, acredito que cada um nós deve refletir, tirar suas conclusões a respeito de Susan e a respeito de nós mesmos.

Acima, vídeo da apresentação de Susan Boyle no programa Britain's Got Talent, que já foi exibido mais de 20 milhões de vezes no Youtube

A história de Susan Boyle deixa algumas lições para nós. Lições de que nunca devemos perder a fé e a esperança, que devemos sempre acreditar que os sonhos podem ser realizados, por mais difíceis de possam nos parecer, e que devemos acreditar nas pessoas, independente de sua aparência, da forma de pensar e agir.

, , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio