Atitude positiva

quinta-feira, 26 de março de 2009 12:58 Etc, Reflexão

Ao sur­gir um pro­ble­ma na vi­da, a mai­o­ria das pes­so­as as­su­me uma ati­tu­de ne­ga­ti­va, não acre­di­tan­do em sua ca­pa­ci­da­de de su­pe­rar as di­fi­cul­da­des. Com ar de po­e­ta me­lan­có­li­co e fra­cas­sa­do, o in­di­ví­duo aca­ba en­tre­gan­do su­as for­ças sem lu­tar, acei­tan­do a der­ro­ta co­mo a op­ção única.

Mui­tas ve­zes, o que no­to é que pa­re­ce ser mais sim­ples pa­ra as pes­so­as ten­de­rem pa­ra o “la­do ne­gro”, res­mun­gan­do pe­la má sor­te, deixando-​se cor­ro­er pe­lo pes­si­mis­mo, pe­la des­con­fi­an­ça, do que acei­tar o de­sa­fio das pe­dras que sur­gem no ca­mi­nho e ca­mi­nhar sem me­do de ten­tar superá-​las. Quan­do al­guém ado­ta uma pos­tu­ra on­de dei­xa a sua al­ma aber­ta aos sen­ti­men­tos ne­ga­ti­vos e não bus­ca ou acre­di­ta em sen­ti­men­tos po­si­ti­vos, es­ta­rá fe­chan­do as por­tas pa­ra as opor­tu­ni­da­des de al­can­çar a felicidade.

Pa­ra ser fe­liz é pre­ci­so, an­tes de tu­do, que­rer ser fe­liz – e que­rer mui­to. De­pois dis­so, é ne­ces­sá­rio es­tar cons­ci­en­te de que não po­de­mos es­pe­rar que tu­do na vi­da se­ja con­quis­ta­do fa­cil­men­te. No­vos de­sa­fi­os são im­pos­tos a ca­da dia, se­ja em nos­so tra­ba­lho, nas re­la­ções com as pes­so­as, em nos­sas ati­vi­da­des co­ti­di­a­nas. Pa­ra ven­cer os de­sa­fi­os é pre­ci­so ter sem­pre ati­tu­de po­si­ti­va. É pre­ci­so acre­di­tar e fa­zer tu­do o que for pre­ci­so pa­ra al­can­çar aqui­lo que se de­se­ja, ape­sar de to­das as di­fi­cul­da­des que nos fo­rem impostas.

A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

Carlos Drummond de Andrade

Os pro­ble­mas e as di­fi­cul­da­des nun­ca dei­xa­rão de exis­tir e te­re­mos que enfrentá-​las, ce­do ou tar­de. Sem­pre co­me­te­re­mos er­ros – pe­que­nos e gran­des –, se­ja na ten­ta­ti­va de fa­zer al­go bom, se­ja em nos­sos mo­men­tos de fra­que­za de ho­mem e pecador.

A felicidade consiste em estar feliz com que conseguimos e com o que não conseguimos.

Charles H. Spurgeon

O que é ne­ces­sá­rio apren­der com a vi­da é que a fe­li­ci­da­de só po­de­rá ser al­can­ça­da quan­do en­ten­der­mos que não po­de­mos dei­xar de en­fren­tar as di­fi­cul­da­des que sur­gi­rem. É pre­ci­so ter equi­lí­brio pa­ra en­ca­rar os nos­sos tro­pe­ços, ter co­ra­gem pa­ra le­van­tar e ter fé pa­ra se­guir na caminhada.

, , , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio