Vivo, goodbye

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 09:41 Propaganda

A cam­pa­nha de Na­tal da ope­ra­do­ra de te­le­fo­nia ce­lu­lar Vi­vo, que es­tá sen­do vei­cu­la­da des­de o fi­nal de no­vem­bro, despertou-​me a aten­ção por ter co­mo tri­lha so­no­ra a can­ção “Hel­lo, go­odbye”, dos Be­a­tles.

É uma mú­si­ca com a me­lo­dia su­a­ve que, pro­va­vel­men­te, bus­ca o con­cei­to “Vi­vo ao Seu La­do”, que é di­fun­di­do pe­la em­pre­sa há al­gum tem­po.

Su­gi­ro que, an­tes de pros­se­guir com a lei­tu­ra, ve­ja o ví­deo do co­mer­ci­al:


Comercial "Presente", da Vivo

Ago­ra va­mos co­lo­car a ca­be­ça pa­ra fun­ci­o­nar um pou­co. Quan­do, “cu­ri­o­sa­men­te”, tra­du­zi­mos do in­glês pa­ra o por­tu­guês, o tí­tu­lo da mú­si­ca é “Olá, adeus”. Qual­quer se­me­lhan­ça en­tre o sig­ni­fi­ca­do das in­ter­jei­ções de cha­ma­men­to “olá” e “oi” são me­ra coin­ci­dên­cia, não? Se­rá que es­sa men­sa­gem su­til se­ria di­re­ci­o­na­da pa­ra um dos con­cor­ren­te da Vi­vo?

Acre­di­to que es­sa po­de ter si­do a in­ten­ção do anun­ci­an­te ou do pes­so­al de cri­a­ção da agên­cia Y&R. Po­rém, se nos aten­tar­mos a pro­du­ção, o tre­cho da mú­si­ca que é re­pro­du­zi­do du­ran­te o co­mer­ci­al é o se­guin­te:

You say goodbye and I say hello [...]
Hello hello
I don't know why you say goodbye, I say hello hello.
Hey la, hey hello-a

Ao tra­du­zir­mos es­se tre­cho da mú­si­ca, a men­sa­gem é:

Você diz adeus e eu digo olá (oi) [...]
Olá, olá (Oi, oi)
Eu não sei por que você diz adeus, Eu digo olá (oi), OhOhOh OhOhOh OhOhOh OhOhOh Olááá (Oiiiii)
Hey la, hey hello-a

Pa­ra fe­char a aná­li­se, ti­rei co­mo con­clu­são pes­so­al que o ti­ro po­de ter sai­do pe­la cu­la­tra. Dei­xo uma per­gun­ta: se­rá que eu es­tou vi­a­jan­do ao pen­sar as­sim ou tem gen­te por ai com me­do e que, no im­pul­so de ba­ter de fren­te com a con­cor­rên­cia, “es­tá dan­do re­vól­ver na mão de ma­ca­co”?

, , , , , , ,

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo ou comente via Facebook.

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es). Os comentários poderão ser apagados caso contenham ofensas, mensagens preconceituosas, de ódio ou que estejam em letras maiúsculas. Não há moderação de opinião, independente do posicionamento. O objetivo é favorecer o debate para que o mesmo seja o mais livre possível, dentro de um mínimo de bom senso. Leia as regras.

Confira alguns trabalhos do nosso Portfólio