O valor do conhecimento

sábado, 20 de setembro de 2008 11:59 Marketing, Reflexão

A for­te com­pe­ti­ção fo­men­ta­da pe­lo mer­ca­do im­põe di­fi­cul­da­des que po­dem ser fa­tor crí­ti­co pa­ra a so­bre­vi­vên­cia de mui­tas em­pre­sas. É mui­to im­por­tan­te fi­car aten­to às mu­dan­ças im­pos­tas por ações dos con­cor­ren­tes, fa­to­res econô­mi­cos, tec­no­ló­gi­cos, po­lí­ti­cos, so­ci­ais, cul­tu­rais, en­tre ou­tros, e ter a cons­ci­ên­cia de que as­su­mir a pos­tu­ra de ape­nas es­pe­rar os fa­tos pa­ra so­men­te de­pois to­mar as de­ci­sões po­de ser um gran­de equívoco.

Pa­ra se ob­ter su­ces­so é pre­ci­so apren­der a cap­tar e ana­li­sar as va­riá­veis do mer­ca­do em que se atua, an­te­ven­do si­tu­a­ções fa­vo­rá­veis pa­ra es­tu­dar no­vas opor­tu­ni­da­des, ou des­fa­vo­rá­veis pa­ra se pre­ve­nir das ad­ver­si­da­des. A em­pre­sa que va­lo­ri­za es­sa qua­li­da­de po­de for­ta­le­cer seus di­fe­ren­ci­ais de ino­va­ção e pi­o­nei­ris­mo já que es­tá mais pre­pa­ra­da pa­ra as mu­dan­ças, to­man­do es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas co­mo van­ta­gem com­pe­ti­ti­va. Des­sa ma­nei­ra, po­de fa­zer lan­ça­men­tos e mo­di­fi­ca­ções de pro­du­tos e ser­vi­ços com mais se­gu­ran­ça, vi­san­do al­can­çar uma par­ti­ci­pa­ção mai­or do mer­ca­do al­vo e im­pon­do no­vas di­fi­cul­da­des pa­ra seus concorrentes.

A em­pre­sa que vi­sa cres­cer sus­ten­ta­da por es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas de­ve in­cen­ti­var seus pro­fis­si­o­nais a con­sul­tar fon­tes con­fiá­veis co­mo jor­nais, re­vis­tas, si­tes es­pe­ci­a­li­za­dos e pro­fis­si­o­nais con­cei­tu­a­dos, par­ti­ci­par de cur­sos, pa­les­tras, fei­ras e even­tos, ge­rar de­ba­tes in­ter­nos, tor­nan­do par­te da ro­ti­na de tra­ba­lho à bus­ca cons­tan­te por no­vos co­nhe­ci­men­tos e apre­sen­ta­ção de so­lu­ções, abas­te­cen­do o seu “ar­se­nal” competitivo.

O aces­so à tec­no­lo­gia, matérias-​prima de qua­li­da­de, for­ne­ce­do­res, ser­vi­ços, fi­nan­ci­a­men­tos, pro­fis­si­o­nais trei­na­dos, en­tre ou­tras ques­tões, po­de ser res­pon­sá­vel por gran­de im­pac­to no po­ten­ci­al pro­du­ti­vo, mas ter o co­nhe­ci­men­to co­mo fer­ra­men­ta pa­ra se de­sen­vol­ver pro­du­tos e ser­vi­ços que aten­da – ou até mes­mo su­pe­re – as ne­ces­si­da­des e de­se­jos dos con­su­mi­do­res é, de fa­to, o gran­de di­fe­ren­ci­al que va­lo­ri­za uma empresa.

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